Festival 5 Bandas anuncia Boogarins
O Festival 5 Bandas anuncia o Boogarins como headliner para a sua sexta edição, que acontece dia 26 de abril, na Casa Rockambole, em São Paulo. Voltado para um público em busca de novas sonoridades, o festival já anunciou os catarinenses do Adorável Clichê.
“Além do reconhecimento, toda banda quer que seu trabalho chegue ao máximo de pessoas e que possa circular pelo país. Para essa edição escolhemos trazer o Boogarins, que é um belo exemplo de um grupo que tem uma carreira de mais de 10 anos rodando muito pelas estradas não só daqui como dos Estados Unidos e Europa. É uma das nossas bandas dos sonhos, e também a referência maior para uma geração de novos artistas que começaram nessa caminhada e que sempre buscamos impulsionar”, pontua Giglio.
Eleito como o melhor show do ano pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), o quarteto Boogarins traz para o Festival 5 Bandas uma apresentação especial. “Sessão de Cura e Libertação” é um recorte dos momentos mais alucinantes da potente performance ao vivo da banda.
Um formato de show onde os quatro integrantes, Benke Ferraz (guitarrista/produtor), Dinho Almeida (cantor/compositor), Raphael Vaz (voz, baixo e sintetizadores) e Ynaiã Benthroldo (bateria) se deixam levar pela intimidade criada em mais de uma década tocando juntos, explorando melodias e cantos inéditos.
A banda já levou esse formato de apresentação para diversos palcos dentro e fora do Brasil e também possui um especial homônimo disponível em 6 episódios no YouTube mesclando os improvisos e versões inéditas de canções do seu repertório.
Sobre o Boogarins
Formada em 2013, a banda de rock psicodélico Boogarins é celebrada como um dos mais importantes nomes da música brasileira contemporânea.
Seu primeiro álbum, As Plantas que Curam (2013) sintetizou a onda neo-psicodélica e de gravações lo-fi que ganhou fãs por todo o mundo, traduzindo o zeitgeist do cenário musical internacional. Gravado de forma totalmente caseira, em 2012, e compartilhado pela própria banda na internet, o disco floresceu de forma espontânea, fazendo com que a música do grupo alcançasse lugares e pessoas inesperadas e o disco fosse descoberto (e lançado oficialmente) pelo selo nova-iorquino Other Music, em outubro de 2013. Em 2014, com pouquíssimas apresentações em solo brasileiro, a banda já saía em uma turnê de mais de 100 shows pela Europa e Estados Unidos, tocando em festivais como SXSW, Primavera Sound e Les Ardentes.
Além de formar a base dos dez anos seguintes, preenchidos com discos como Manual (2015), Lá vem a morte (2017), Sombrou Dúvida (2019) e as compilações Manchaca Vol 1 (2020) e Machaca Vol 2 (2022), as canções seguiram crescendo nos palcos, rádios e streamings, angariando cada vez mais fãs ao redor do mundo e em constante transformação nas inventivas e imprevisíveis performances ao vivo que caracterizam a banda. São quatro álbuns de estúdio e uma série de lançamentos não oficiais, uma indicação ao Grammy Latino e shows que percorreram o mundo, passando por festivais como Rock in Rio, Primavera Sound, Coquetel Molotov, Coachella, Lollapalooza e South by Southwest.
Em 2024, além do lançamento de BACURI, a banda apresentou no Brasil e na América do Norte dois shows diferentes: “10 anos das Plantas que Curam”, comemorativo ao primeiro decano do disco de estreia, e “Boogarins Toca Clube da Esquina”, espetáculo em que mostram a sonoridade da banda em clássicos da música brasileira dos anos 70.
Serviço: Festival 5 Bandas
Boogarins, Adorável Clichê e +
26 de abril – sábado
Casa Rockambole: Rua. Belmiro Braga, 119 – Pinheiros
1º lote – R$ 140 e R$ 70 (meia solidária mediante apresentação de 1 kg de alimenta não-perecível)
Ingressos aqui.