Search for:
  • Home/
  • Música/
  • Arnaldo Antunes retorna a uma sonoridade mais intensa em Novo Mundo

Arnaldo Antunes retorna a uma sonoridade mais intensa em Novo Mundo

Arnaldo Antunes lança no dia 20 de março o álbum Novo Mundo, seu novo trabalho de inéditas, pelo selo RISCO. Produzido por Pupillo, o disco marca um retorno a uma sonoridade mais intensa, após um período dedicado a um formato mais minimalista. Com arranjos que mesclam elementos elétricos, eletrônicos e acústicos, o projeto conta com 12 faixas inéditas e colaborações de nomes como David Byrne, Marisa Monte, Ana Frango Elétrico e Vandal.

O disco foi gravado por um time de músicos experientes: Pupillo (bateria, percussões e programações), Kiko Dinucci (guitarras, violões e efeitos eletrônicos), Vitor Araújo (teclados e piano) e Betão Aguiar (baixo). Para Arnaldo, a proposta representa não apenas um retorno ao formato de banda, mas uma renovação sonora impulsionada pelos músicos envolvidos.

Depois de um projeto tão íntimo e minimalista, apenas com voz e piano, eu já estava com saudade dos shows mais dançantes, com banda. A turnê de reencontro com os Titãs também me instigou. Mas este não é apenas um retorno ao som de banda, e sim uma renovação, pois os músicos trouxeram algo muito atual”, explica Arnaldo.

Fotografia de Leo Aversa
leo@leoaversa.com
Fotografia de Leo Aversa leo@leoaversa.com

Participações especiais e repertório inédito

O álbum traz quatro colaborações marcantes: David Byrne participa das faixas bilíngues Body Corpo e Não Dá Para Ficar Parado Aí na Porta; Marisa Monte canta em Sou Só; Ana Frango Elétrico contribui em Pra Não Falar Mal; e Vandal aparece na faixa-título. O disco ainda conta com a participação de Tomé Antunes, filho de Arnaldo, na guitarra de Pra Brincar, e um quarteto de cordas arranjado por Antonio Neves em Sou Só.

No repertório, além de composições solo, Arnaldo divide parcerias com David Byrne, Marisa Monte, Erasmo Carlos e Marcia Xavier. A faixa-título, Novo Mundo, traz um olhar distópico sobre os tempos atuais, enquanto canções como Tire o Seu Passado da Frente e Tanta Pressa Pra Quê? carregam um tom crítico. O disco também equilibra momentos mais luminosos e amorosos, como Pra Não Falar Mal, Viu, Mãe? e Pra Brincar, além de faixas conceituais como O Amor É a Droga Mais Forte e Acordarei.

Visual e show de lançamento

A identidade visual de Novo Mundo foi desenvolvida por Batman Zavareze, que já trabalhou com Arnaldo na turnê dos Tribalistas. O designer também assina a direção de arte do show de lançamento, previsto para abril. As fotos do álbum são de Leo Aversa, e os figurinos ficaram a cargo de Marcelo Sommer.

Com Novo Mundo, Arnaldo Antunes apresenta um trabalho que dialoga com a contemporaneidade, apostando em novas experimentações sonoras sem perder sua identidade.

Ouça ao álbum Novo Mundo de Arnaldo Antunes

Verified by MonsterInsights